quinta-feira, 16 de junho de 2016

Tudo sobre as máquinas Lava e Seca - leia antes de comprar a sua.

Oi gente!

Hoje vou falar com vocês sobre a lavadora de roupas do tipo Lava e Seca com abertura frontal, que é a que eu tenho.

A minha nem fabrica mais, mais continua firme e forte! É o modelo Tromm de 8,5kg da marca LG.

Lava e Seca Tromm 8,5kg LG
As lavadoras do tipo Lava e Seca são perfeitas para proporcionar praticidade e facilidade em seu dia a dia, além de fazer com que você economize tempo, ela também otimiza o espaço em sua lavanderia.

O sistema de lavagem da máquina com abertura frontal é feito por tombamento. Ele é muito eficiente e economiza água, sabão, amaciante e qualquer outro produto que você costume usar. Além disso, esse sistema de lavagem é o melhor para preservar os tecidos. 

Para que suas roupas realmente saiam bem limpas e cheirosas, é preciso prestar atenção à escolha do ciclo de lavagem. 

Se você sobrecarregar o cesto ou escolher o programa errado, provavelmente terá que repetir a lavagem, aí toda a vantagem desse tipo de máquina (economia de água, energia e insumos) irá literalmente por água abaixo!

Esse tipo de lavadora possui motor que não utiliza correia (nem polia) por este motivo é muito mais silenciosa e vibra bem menos durante a centrifugação. 

A minha já tem 8 anos, mas alguns modelos mais modernos contam com funções adicionais como a lavagem a seco. Excelente para roupas mais delicadas.

Muito cuidado com o painel de controle. Por ser totalmente eletrônico, é delicado. Ele é o componente que mais costuma dar problema e se pifar, o custo do conserto é altíssimo!

Painel de controla Lava e Seca Tromm LG


E quanto a função Secar?

Esses modelos 2 em 1 levam um tempo maior para secar as roupas. Se você comparar com uma secadora comum (de tambor) comprovará isso.Isso acontece porque o sistema de secagem da lava e seca é diferente do sistema de secagem das secadoras de tambor. 

A diferença é a seguinte:

  • As secadoras de tambor secam as roupas por exaustão, eliminando a umidade das roupas através do ar quente que é eliminado pela parte de trás do equipamento. 

  • As Lava e Seca secam por condensação. Elas transformam a umidade retirada das roupas em água e a elimina através da mangueira de drenagem.

Muita gente reclama que as Lava e Seca não secam as roupas direito! Falam também que as roupas saem amassadas demais, difíceis de passar e muitas encolhem. Mas o pior de tudo é que as roupas secas saem da máquina com cheiro ruim.

Sim!!!
Eu já passei por tudo isso!!
Já tive que repetir a secagem, já tive roupas encolhidas, já embrulhei o estômago com o cheiro de borracha queimada nas roupas e já tive roupas que ficaram amassadas "eternamente"!

Mas tudo isso acabou depois que tomei uma atitude simples: li o manual de instruções da minha máquina!! Tá tudo lá!

As Lava e Seca têm capacidade diferente para lavagem e secagem.

Por exemplo: a minha tem capacidade para 8,5kg. Mas essa é a capacidade de lavar. No manual diz que seca no máximo 5kg. 
Ou seja: se eu quiser fazer o ciclo completo (lavar e secar) só posso colocar 5kg. 

Depois que aprendi isso, eliminei 2 problemas: as roupas não saíam mais úmidas, nem amarrotadas.

E as roupas encolhidas?

Isso eu resolvi olhando as etiquetas das peças. Algumas roupas não podem ir na secadora; outras podem somente em temperatura baixa. 
As roupas íntimas daqui de casa, por exemplo, eu seco por tempo. Costumo programar 1 hora e saem sequinhas, basta dobrar e guardar.
Já as roupas de tecidos finos ou leves, eu coloco na temperatura baixa.
Toalhas, jeans e lençóis, coloco no normal ou amaciante.
A temperatura alta eu não uso nunca!

Por último, aquele cheirinho ruim...

No manual diz que quando a máquina é nova, é mais provável acontecer, com o uso, ele tende a desaparecer.
A minha não deixa cheiro mais, mas na dúvida, você pode usar uma saída caseira bem simples e eficiente:

Umedeça uma toalhinha de mão (daquelas bem pequenas) em 1/2 tampinha de amaciante. Coloque-a para secar junto das suas roupas.
Elas sairão super cheirosas!!
(Só tenha cuidado para não encharcar demais a toalhinha e depois manchar suas roupas. Dê preferência à amaciantes de cor clara).


Na hora de decidir qual modelo comprar, pesquise por opiniões dos compradores, só "dar um Google" que você acha fácil, fácil.
Estou muito satisfeita com a minha LG, nunca deu problema. Mas a que mais vejo elogios é a da marca Samsung.

Outra coisa: os equipamentos dois em um, que unem as funções lavar e secar em um mesmo produto, são indicados para espaços menores, que não comportam os dois eletrodomésticos. Se esse não for o seu caso, invista em máquinas separadas.
Abaixo uma imagem do tamanho real da minha máquina.


Dimensões da máquina Lava e Seca


Olha o que encontrei na internet:

"A eficiência desses produtos não é a mesma que a das máquinas que realizam as funções separadamente", diz a gerente de produtos da Mabe (marcas GE, Continental e Dako), Priscila Pinha. 

Então coloquem na balança todos os prós e contras, antes de investir seu dinheirinho. Por terem alta durabilidade (a maioria das marcas oferece 10 anos de garantia) o preço é bem salgado. Pesquisem!!

Bom, espero que tenham gostado e que ajude vocês de alguma forma.

Super beijo,

Alyne