segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Finanças Pessoais

Olá meninas, tudo bem com vocês? 
Vamos iniciar com o tema "Finanças Pessoais", já que nos últimos meses estamos passando por inúmeros fatos na Economia do país que, diretamente vão tornar nossa Vida Financeira um pouco mais difícil; por isso meu primeiro post tem o intuito de prepará-las para encarar esses desafios com mais confiança. 
Entendo que o primeiro ponto a ser observado é que esse momento exige que façamos uma análise profunda de como vai nossa Saúde Financeira, partindo do princípio de que para que tenhamos êxito é necessário "QUERER entender", acompanhar e resolver nossa vida financeira. 
Atitudes como: "vou comprar com o cartão e depois me viro para pagar"; "não acompanhar o extrato/saldo da conta corrente" e "medo de abrir a fatura do cartão de crédito" nos levam a um Desequilibrio Financeiro. 
É muito importante ter tudo na ponta do lápis. 
O consumo desenfreado, estimulado pela mídia, contribui para o aumento do nosso endividamento, porém é importante ressaltar que há um outro fator mais importante nesse aspecto que é a vaidade, esse consumo se dá quando por exemplo: meu vizinho trocou de carro, vou trocar também. 
Estudos comprovam que o cérebro possui duas formas de lidar com a compra , são elas:

1 - A Automática, que visa a satisfação imediata; 

2 - A Racional, que requer planejamento.

A importância entre priorizar essas duas decisões: Necessidade X Desejo é fundamental para que possamos viver de forma plena o objetivo de nossas vidas.

Quando a decisão do consumo é consciente (necessária),  ainda assim precisamos avaliar se a compra "cabe" no orçamento atual ou se é necessário fazer o planejamento da compra para o futuro.
Para isso é fundamental que tenhamos um controle de todas as receitas (salário) e despesas fixas e variáveis, com ela é possível identificar nossa condição de consumo atual. 
A seguir temos um exemplo de planilha de acompanhamento mensal correta, onde deverá sempre ter um resultado positivo. Vocês podem fazer uma igual usando o Excel ou mesmo anotando num caderno.

Anote tudo!!! Criando esse hábito você saberá para onde está indo aquele "dinheirinho" que às vezes nos perguntamos: onde gastei?
CONTROLE DAS FINANÇAS É INTELIGENTE PORQUE O RESULTADO DISSO É REALIZAR SONHOS!!!!
Finanças fazem parte da nossa vida,  precisamos "perder tempo" em controlar. Importante salientar que TODOS os membros da família precisam ter conhecimento do Planejamento Financeiro para que seja possível sua execução.
Espero ter contribuído para que entendam a importância do Planejamento Financeiro para a realizaçao de suas conquistas!!!!
No próximo post o assunto será: Endividamento, mas também aceito sugestões de temas que vocês tenham interesse. 

Beijos,

Márcia

Postar um comentário