sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Perigo na hora da limpeza - água sanitária

Quando a gente começa a fazer o faxinão em nossas casas, nosso principal pensamento é deixar tudo limpinho, desinfetado, cheiroso e brilhando! Pegamos os produtos de limpeza, rodo, vassoura, panos, vamos fazendo nossas misturas e é um esfrega daqui, esfrega de lá, até ficar tudo bem limpinho.
Mas você sabia que muitas vezes corremos sérios riscos durante a faxina?
Sim! Muitas das nossas misturas podem ser tóxicas ao nosso organismo.
Na hora nem notamos, estamos na empolgação e, acabamos deixando de lado alguns cuidados básicos.
Como mulher, mãe e dona de casa, nós nos acostumamos a "assumir" diversas "profissões" no dia a dia. Temos que dar contar de tanta coisa, que vamos aprendendo na prática muita coisa e, deixando de consultar especialistas em inúmeras situações. Por exemplo: se nosso filho tem febre, levamos ao médico, ele receita um antitérmico e nosso filho melhora. Na próxima febre, compramos o mesmo remédio e administramos em casa mesmo. É ou não é? Fazemos assim com quase tudo. Acabamos dando um jeitinho em tudo e todas somos "meio" professoras, psicólogas, nutricionistas, mecânicas,  encanadoras, enfermeiras, agentes da vigilância sanitária e muito mais!
Não quero com isso afirmar que estamos certas, nem erradas. É apenas uma constatação daquilo que vivo e observo na maioria das mulheres também.
Mas hoje eu descobri que estava fazendo uma mistura tóxica aqui em casa, por inúmeras vezes eu fiz e sei que a maioria de vocês também faz. Por isso estou escrevendo.

Hoje eu descobri que não podemos misturar água sanitária com outros produtos de limpeza!!!
A água sanitária é excelente na limpeza e desinfecção, possui poder bactericida e baixo custo, o que a faz ser super popular entre as donas de casa. Porém ela deve ser usada sozinha ou diluída em água apenas. Misturá-la com outros agentes de limpeza pode até mesmo ser letal.
Eu sempre misturei água sanitária com sabão em pó. Nunca vi nenhum gás, nem tive nenhuma reação visível, que me mostrasse que eu estava fazendo algo errado. Mas  essa mistura não deve ser feita.
Listarei pra vocês diversas outras misturas que não devemos fazer e também o porquê de não fazê-las. Pesquisei em diversos sites, blogs e artigos na internet e quero dividir o que aprendi com vocês.


Água sanitária + sabão em pó - 
Quando combinamos esses produtos, um neutraliza o poder de limpeza do outro, o que torna nosso serviço ineficaz, além de poder corroer as superfícies que ficaram em contato.

Água sanitária + produtos para limpeza de vasos sanitários - 
Normalmente os produtos desenvolvidos para limpar vasos sanitários contém ácidos, misturados à água sanitária, eles produzirão um gás invisível, mas que será inalado e é tóxico.

Água sanitária + amônia (ou amoníaco, tanto faz) - 
Juntos eles formam a cloamina, que é altamente tóxica. E não precisa ser a amônia pura não, diversos produtos de limpeza como: detergentes, amaciantes, limpadores para janelas, ceras para polimento e desinfetantes costumam ter amônia em sua composição.

Água sanitária + vinagre -
O Vinagre possui ácido acético e nenhum tipo de ácido pode ser misturado com água sanitária.

Água sanitária + água oxigenada - 
Essa mistura também causa intoxicação, libera gases que prejudicam inclusive os animais de estimação.


Eu sei que todas nós queremos fazer o nosso melhor e ter os melhores resultados durante a limpeza. Mas vale à pena tomarmos alguns cuidados. Em primeiro lugar, ler os rótulos e seguir as orientações dos fabricantes, pois eles indicam como diluir, onde aplicar e também se pode ou não ser misturado a outro produto.
Outro cuidado que passarei a ter é sempre usar luvas ao manipular produtos fortes. Não só pelos estragos nas unhas, mas porque nossa pele absorve boa parte dos componentes e na hora não notamos, mas a longo prazo faz muito mal.
Espero que tenha sido útil pra vocês também!
Grande beijo,

Alyne













Postar um comentário