segunda-feira, 25 de maio de 2015

Rotina diária e semanal para facilitar nossa vida.


Uma das coisas que mais ajuda na vida de qualquer pessoa é a rotina.
No dicionário, rotina é: "Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo." Ela permite que otimizemos nosso tempo, conseguindo assim, realizar todas as tarefas que precisamos cumprir.
Todos temos muitos compromissos e muitas coisas para fazer, seja dentro ou fora de casa. Então fica realmente muito difícil dar conta de tudo sem organização.
De tempos em tempos, é preciso rever nossa rotina, para incluir ou tirar tarefas e também, para variar aquilo que fazemos, pois ninguém aguenta uma repetição infinita de hábitos.
O primeiro passo é anotar tudo aquilo que precisamos fazer. Você pode usar uma agenda em papel ou eletrônica. 
Escrever ajuda a visualizarmos quantas tarefas, atividades ou compromissos temos diariamente. Você pode anotar somente aquilo que você faz ou também aquilo que os outros membros da família fazem.

O próximo passo é montar uma tabela onde constem todos esses afazeres, divididos pelos dias da semana.
Você pode fazer essa tabela no computador, imprimir e colocar num lugar visível; pode fazê-la por escrito num papel e também colar num lugar visível; ou pode fazê-la no notebook, tablet ou celular. Escolha qual for mais fácil para você. Novamente, pode fazer uma para cada membro da família se preferir.

Pesquisei alguns modelos disponíveis na internet e achei este bem interessante:





Gostei porque tem os dias da semana em cima e os horários ao lado. Fica fácil escrever exatamente o que é preciso fazer a cada hora do dia. Se quiser, pode clicar na imagem e imprimir.

Eu sempre tive uma rotina organizada, mas fazia isso mentalmente. De um tempo pra cá, meus afazeres aumentaram e minha memória diminuiu!! Então comecei a anotar.
Montei uma rotina básica, com tudo aquilo que costumo fazer e também aquilo que pretendo fazer, porque alguns hábitos como: horários pré-determinados para dedicar-me às redes sociais e blog, não existem ainda. Mas preciso incorporar. Quando não há organização, tudo fica mais pesado e com grandes chances de deixarmos de fazer.

Quando eu digo que minha tabela é básica, é porque existem acontecimentos que não podemos prever (como compromissos de última hora) e também serviços domésticos que não são executados todas as semanas (como lavagem de cortinas, tapetes ou limpeza interna de armários de louças, por exemplo).
Tendo o básico, fica fácil saber o que mudar no dia, para incluir um extra.

Toda mudança precisa começar internamente. Nesse caso, é preciso entendermos que se não criarmos e mantermos uma rotina, nossas casas padecerão. Ninguém é de ferro, ninguém é uma máquina! Todo mundo cansa! E se vivermos por muito tempo numa rotina totalmente desregrada, só acumularemos problemas. Nossos filhos sofrerão, nossos relacionamentos serão afetados e até mesmo doenças poderão aparecer, sejam elas físicas ou psíquicas.

Seja qual for sua área de atuação ou a quantidade de atividades que tem, a rotina te ajudará a ter sucesso. 
Não deixe para amanhã, comece agora mesmo a escrever um novo capítulo em sua vida. Só depende de você!!

Grande beijo,

Alyne

minha rotina básica.



Postar um comentário