segunda-feira, 30 de março de 2015

Limpando utensílios de inox.

A maioria das donas de casa ama ter objetos em inox! São muito bonitos, resistentes e dão um ar moderno aos ambientes.
Mas muita gente não sabe como cuidar destes objetos.
Por ser um material bastante comercializado em nosso país, podemos encontrar o inox desde simples talheres, até objetos mais sofisticados de decoração.
O segredo é sempre cuidar da manutenção, para que não seja necessário apelar para métodos mais radicais de limpeza, como por exemplo, abrasivos do tipo saponáceo, que são muito eficazes na limpeza, mas dependendo da peça, podem danificar.
Tente sempre usar detergente neutro e uma esponja macia para limpar, finalizando com um pano seco, daqueles que não soltam fiapos.
Mas o que fazer quando só essa manutenção não está mais resolvendo?
Existem no mercado, diversos produtos próprios para serem usados para limpeza do aço inoxidável. São produtos testados e aprovados para este fim, e que em sua maioria, são excelentes!
Listarei aqui, algumas dicas simples para ajudar vocês:



Cuba da pia de inox.



  • Se precisar esfregar com uma lã de aço, procure sempre direcionar a fricção para uma mesma direção. Isso evita riscos aparentes.

  • Por mais resistente que o inox seja à oxidação, ele não é imune. Com o tempo, podem aparecer pontos de ferrugem nos talheres, lixeiras, baixelas e outros utensílios. Um método mais natural e super eficiente para acabar com isso é o vinagre de álcool. Basta deixar o objeto em contato direto com o vinagre, por cerca de 10 minutos e esfregar com uma esponja. Em alguns casos, é interessante adicionar sal grosso à mistura, para funcionar como um "esfoliante" e ajudar no processo de limpeza.

  • Se tiver gordura incrustada, é interessante deixar o objeto de molho em água morna e bicarbonato de sódio, por pelo menos 30 minutos antes de tentar removê-la.

  • O sabonete branco da marca Lux, tem se mostrado muito eficiente na limpeza de objetos de inox com sujeiras difíceis de remover. Faça um teste numa parte pequena, se gostar do resultado, limpe tudo. Pode usar uma esponja para ajudar no processo. O sabonete substitui (nesse caso) o sabão em pedra comum, o processo é o mesmo.

  • Se seu utensílio de inox está opaco, sem brilho e com manchas de dedos, eis a dica infalível: vaselina líquida. Aplique o produto com um pano seco e depois lustre com outro. Ela forma uma película protetora e devolve o brilho natural.


antes e depois com vaselina líquida

Cuidados simples, mas que fazem toda a diferença!
Super beijo,

Alyne
Postar um comentário